Eletroencefalograma – EEG  

EEG é a abreviação para “eletroencefalograma”, que é um exame que mede a atividade elétrica no cérebro e registra os padrões de ondas cerebrais

Eletroencefalograma

EEG é a abreviação para “eletroencefalograma”, que é um exame que avalia a atividade elétrica no cérebro e registra os padrões de ondas cerebrais

O cérebro é conhecido como a “máquina” mais complexa do corpo humano. Graças ao seu correto funcionamento, é possível perceber as sensações, realizar reações motoras e desenvolver diversas outras atividades psíquicas de grande complexidade. Para avaliar a atividade cerebral, os médicos contam com um exame conhecido como eletroencefalograma (ou EEG).

Como em qualquer outra parte do corpo, é preciso atenção aos sinais de que algo está errado. E por meio desse exame simples pode se  descobrir diversos problemas neurológicos, alterações do sistema nervoso central, distúrbios e doenças cerebrais.

O que é eletroencefalograma?

Eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade dos impulsos elétricos do cérebro gerados de forma natural, examinando a normalidade do funcionamento cerebral quanto à intensidade e regularidade dos impulsos emitidos. É um teste rápido, sem contraindicações e que não causa nenhum incômodo. Pode ser feito em pessoas de qualquer faixa etária, de recém-nascidos a idosos, inclusive gestantes, sem nenhuma contraindicação.

Trata-se de um procedimento bastante antigo, criado a partir da descoberta feita pelo alemão Hans Berger, em 1929, de que o cérebro produzia atividade elétrica. Foi após a associação com a informática, nas últimas décadas, que o sistema se popularizou. Nele, os impulsos elétricos são amplificados e registrados, assim como no eletrocardiograma.

Eletroencefalograma ocupacional

É assim denominado quando o exame tem fins relativos à saúde ocupacional. É indicado para colaboradores que atuam em funções de risco, como motoristas, trabalhadores em altura e pilotos de avião.

Por que fazer um EEG é importante?

O eletroencefalograma é solicitado pelo médico em caso de suspeita de alterações na atividade elétrica ou nos ritmos cerebrais. Por meio dele, diversas doenças neurológicas podem ser diagnosticadas.

Pacientes com evidências de epilepsia, convulsões, demência, encefalites e tumores cerebrais podem ter diagnósticos confirmados pelo EEG. Além disso, outras alterações e distúrbios podem ser identificados, como: edemas, hemorragias, narcolepsia, enxaquecas, complicações decorrentes de lesões ou concussões e efeitos do abuso de álcool e drogas.

Ele também pode ser utilizado para medir o grau do coma em alguns momentos, por meio da possibilidade de diferenciação nos registros da atividade cerebral, além de monitorar pacientes durante cirurgias cerebrais e auxiliar na determinação da morte encefálica.

O Centro Médico Santa Clara está há 11 anos realizando Eletroencefalograma em BRUMADO e demais exames, como:

  • Audiometria;
  • Eletrocardiograma – ECG;
  • Espirometria;
  • Raio X;
  • Espirometria
  • Dinamometria
  • Avaliação Psicológica
  • Exames laboratoriais.

Portanto, conte com o Eletroencefalograma realizado no Centro Médico Santa Clara e comprove a qualidade de nossos exames. Entre em contato com a gente, esperamos por você.

ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR VOCÊ AGENDE SEU EXAME