O estresse e os impactos na qualidade de vida do trabalhador  

Atualmente, ouvimos e vimos muito a respeito da busca pela qualidade de vida.

Atualmente, ouvimos e vimos muito a respeito da busca pela qualidade de vida. As pessoas estão cada dia mais conscientes de que é necessário ter qualidade de vida, respeitar a saúde e o autocuidado tanto físico como emocional.  E no ambiente de trabalho  isso não deve ser diferente.

Entende-se que qualidade de vida no trabalho é a experiência que um colaborador ou funcionário possui ao exercer suas funções em seu ambiente de trabalho. Considerando o fato de que muitas pessoas passam a maior parte de seus dias nesse local, os gestores estão cada vez mais conscientes da importância do cuidado que se deve ter com esse tema.

Percebeu-se que a Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT)  está diretamente relacionada à produção dos funcionários e a qualidade dos serviços realizados.

Se por um lado a melhora na Qualidade de Vida do Trabalhador, além de benefícios individuais traz também benefícios para a organização, a falta de QVT exerce a função oposta, sendo o estresse uma das principais causas da baixa QVT, gerando impactos negativos individual e coletivamente.

O estresse

O estresse, conceituado dentro do ambiente de trabalho, compreende uma determinada condição de confronto direto por determinada situação, limitação ou demanda que se depara com um resultado incerto. Sendo, em alguns casos, visto como algo positivo, gerador de capacidade para o trabalho.

Porém, o estresse negativo compromete o trabalhador em suas condições físicas, emocionais e psicológicas,  o que é ruim para todos. O trabalhador perde a Qualidade de Vida no Trabalho, o que também influencia em toda a sua vida fora desse ambiente, de um modo geral.

A Clínica Santa Clara é uma clínica especializada em Saúde do Trabalhador. Faça uma visita em nosso website!