O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, criado pelo Decreto nº 8373/2014, unifica as informações dos colaboradores em um único programa. Por meio do eSocial, os funcionários enviam ao Governo informações pessoais, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidentes de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e dados sobre o FGTS.
Essa simplificação eletrônica reduz a burocracia para as empresas, eliminando a necessidade de preencher e entregar formulários e declarações separadamente para cada entidade. O uso do eSocial é obrigatório e visa garantir os direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento das obrigações, eliminar redundâncias e melhorar a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.
O projeto envolve vários órgãos governamentais, incluindo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (composta pela Secretaria de Previdência, Secretaria de Trabalho e INSS), a Receita Federal do Brasil, e outras secretarias vinculadas ao Ministério da Economia. A Clínica Santa Clara, referência em saúde do trabalhador, é especialista em eSocial e está pronta para atender às necessidades de informações das empresas.