Segurança do trabalho: o que é?  

É um conjunto de normas de prevenção de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho

Segurança do Trabalho é um conjunto de normas de prevenção de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho que visam proporcionar um ambiente de trabalho saudável, fazendo com que os funcionários ou colaboradores possam exercer suas funções com segurança e menos riscos.

Nas empresas

Nas empresas, a Segurança do Trabalho é efetivada com medidas adotadas que objetivam minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, protegendo a integridade total do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Nesses locais, as práticas desses cuidados são muito importantes para a promoção e manutenção da qualidade de vida do profissional assim como para manter o ambiente laboral saudável e seguro. Todas as ações e atitudes inerentes à Segurança do Trabalho influenciam diretamente na produção individual e nos resultados da produtividade das empresas, assim como reduz custos com absenteísmo.

No Brasil

Em nosso país, algumas ações de Segurança do Trabalho são definidas por lei, havendo legislações específicas que regulamentam como normas, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, reconhecidas pelo Brasil.

Portanto, a Segurança do Trabalho é obrigatória, possuindo documentação necessária, tais documentos são: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudo de insalubridade e laudo de periculosidade, Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT), Livro de inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Certificados de treinamento e Análise ergonômica do trabalho (AET).

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