Saúde e segurança ocupacionais. Entenda o que são e os impactos na vida dos trabalhadores.  

Ambos os temas estão relacionados diretamente à preservação da integridade dos trabalhadores do país.

A segurança e a saúde ocupacional no trabalho são temáticas muito discutidas em empresas e sindicatos, assim como merece bastante atenção na hora de ser colocada em prática através de ações e de conscientização.

Ambos os temas estão relacionados diretamente à preservação da integridade dos trabalhadores do país. A cada empresa cabe assumir a responsabilidade pela saúde e segurança de seus funcionários e/ou colaboradores, atuando em prol da prevenção de problemas de ordem física, psicológica e emocional nos trabalhadores.

Saúde e segurança ocupacionais ou no trabalho

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) compreende um conjunto de normas e de procedimentos que busca oferecer aos trabalhadores uma menor exposição ao risco de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais, estabelecendo um ambiente laboral produtivo e seguro para a atuação.

Se preocupar com a saúde e a integridade física dos profissionais já não é mais uma opção, mas uma premissa básica para estabelecer um ambiente de trabalho produtivo e, sobretudo, seguro para atuar.

A SST regulamenta todas as ações através de um órgão que atua na criação de políticas públicas que estejam voltadas para a segurança e saúde no trabalho e tem por objetivo inspecionar as condições laborais em qualquer tipo de ambiente de trabalho.

Dentre algumas normas, a SST estabelece que as empresas devem ter uma política de segurança e saúde no trabalho definidas, implementar as medidas de forma organizada, planejar a execução devidamente e realizar avaliações periódicas das ações.

Impactos na vida dos trabalhadores

A Saúde e Segurança no Trabalho é uma grande conquista para os trabalhadores em todos os segmentos.

Apesar dos desafios de implementação que devem ser enfrentados e vencidos por parte tanto das empresas como dos trabalhadores, o resultado na qualidade de vida tem um impacto altamente positivo.

Dentre alguns impactos positivos, podemos destacar: queda nos índices de absenteísmo – trabalhadores motivados não são faltosos assim como diminuem os afastamentos; aumento da produção individual – um funcionário com qualidade de vida e bem-estar seguro produz mais; evidência de talentos – os trabalhadores engajados desenvolvem melhor seus talentos; o clima organizacional melhora, tornando-se mais harmonioso; dentre outras.

A Clínica Santa Clara é um Centro Médico especializado em Saúde Ocupacional. Conheça nossos serviços!