Doenças Ocupacionais: saiba como evitar  

A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve.

A saúde ocupacional é uma importante aliada para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. O foco da Saúde Ocupacional é prevenir as doenças ocupacionais que são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que ele desenvolve. Evitando o adoecimento do trabalhador, diminui-se o absenteísmo e consequentemente os custos com produção.

Os motivos mais comuns de afastamento, por doença ocupacional, segundo o INSS são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 patologias, entre elas a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões), problemas da coluna, depressão e ansiedade, problemas articulares, varizes e problemas auditivos . Na maioria dos casos esses problemas poderiam ser evitados com uma atenção efetiva à Saúde Ocupacional na empresa.

Causas

Dentre as causas que levam a doenças ocupacionais, podemos destacar:

Alguns fatores de risco que contribuem para a instalação dessas lesões entre eles: tracionamentos, postura incorreta e levantamento de pesos de forma inadequada. A LER/DORT instala-se lentamente no organismo humano e não raro apresenta-se assintomática no início da sua evolução. Quando os sintomas começam a aparecer, a doença já está em um curso avançado, geralmente com comprometimento funcional da estrutura acometida.

Prevenção

O trabalhador deve aprender a identificar os sinais do próprio organismo para perceber o início de qualquer desconforto. Os sintomas mais comuns, que requerem a procura por um médico são:  cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, edemas, formigamento dos pés e das mãos e sensação de choque nas mãos.

Para diminuir a possibilidade de aparecimento desses sintomas algumas ações são importantes, como exemplos dessas ações podemos citar:

Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, por isso é importante aprendermos como prevenir doenças ocupacionais para garantir mais saúde e qualidade de vida.